4 dicas de marketing nas redes sociais para alavancar as vendas em sua loja de lingerie!
DicasQuando surgiram, as redes sociais pareciam uma moda passageira. No entanto, contrariando o senso comum da época, redes como o Facebook, o Instagram e o Pinterest, por exemplo, vieram para ficar. Nesse cenário, a internet fez a relação entre as marcas e o consumidor evoluir de maneira exponencial.
O lojista precisa ter um planejamento focado em estratégias de marketing que levem em consideração as redes sociais, já que elas se tornaram ferramentas indispensáveis para a divulgação de seu negócio. Mas como escolher a melhor rede social? Como produzir conteúdo qualificado e relevante? Como saber se os resultados estão bons? Pensando nisso, preparamos 4 dicas de marketing nas redes sociais para alavancar as vendas em sua loja de lingerie.
1. Entenda a importância do marketing nas redes sociais
Quando vemos os dados publicados anualmente em sites de marketing e planejamento digital, compreendemos como a população mudou seus hábitos de consumo. Atualmente, os compradores olham as redes sociais para se inspirar, inovar e, até mesmo, por meio das redes que permitem transações comerciais, comprar o produto com um clique.
Sabemos que a maioria dos internautas utiliza, pelo menos, uma rede social e, por isso, o marketing nas redes sociais nada mais é que uma maneira de falar com esse público, levar os produtos e serviços até os compradores de forma eficiente e usar esses canais como um espaço para vendas e interações.
2. Produza conteúdo relevante
Por termos nossos próprios perfis nas redes sociais, imaginamos que é fácil postar fotos e fazer uma legenda ou outra. Mas o marketing nas redes sociais deve ser feito de forma profissional.
Estar nas redes sociais requer um investimento de tempo para produção de conteúdos e para a manutenção de canais de relacionamento com seu cliente. Uma foto nunca deve ser vista como somente mais uma imagem e um texto ou legenda como algo solto e sem propósito. Invista em estratégias como:
- Divulgar a chegada das novas coleções;
- Usar datas comemorativas para anunciar promoções;
- Fazer parcerias com outras marcas ou influenciadores digitais;
- Criar dicas de escolha, de uso e de armazenamento de cada tipo de roupa;
- Investir em temas atuais.
3. Escolha a melhor rede social para o seu negócio
Quando falamos de escolha de redes sociais, precisamos entender qual é o nosso produto e nosso público-alvo. Lingeries, por exemplo, são peças muito visuais, com cores diversas, inúmeros modelos e diferentes coleções que chegam a todo momento nas lojas. Por isso, a principal dica é investir em redes sociais que valorizem a imagem, como Instagram e Pinterest. Mas é preciso usá-las de maneiras distintas — afinal, elas são bastante diferentes.
O Pinterest segue o formato de um grande mural, em que é possível criar catálogos com imagens de temas distintos. Os usuários “pinam” produtos que acham relevantes e, por esse motivo, essa rede social pode funcionar como uma “lista de desejos” do consumidor. Já o Instagram possui o foco em criar uma rede de relacionamento com o consumidor e permite que as pessoas postem comentários nas fotos, marquem amigos e aumentem assim o seu alcance no mercado.
Segundo matéria do site do Sebrae, “o Brasil representa a segunda maior comunidade do Instagram do mundo. Ao todo, são 300 milhões de usuários ativos que compartilham cerca de 70 milhões de fotos e vídeos por dia”. Ou seja, uma ótima oportunidade para você, não acha?
4. Monitore os seus resultados
Analisar os números em cada uma das redes é algo que precisa ser destacado no seu planejamento e nas suas ações de negócio. Diversas métricas podem ajudar você a entender melhor as estatísticas, o crescimento dos perfis e como o marketing nas redes sociais pode estar gerando visualizações no seu site ou no seu e-commerce. Em redes sociais como o Facebook e o Instagram, os resultados podem vir em forma de likes, de visualizações de imagens, da quantidade de comentários, das marcações de terceiros e de compartilhamentos.
E aí? Gostou desse conteúdo? Entendeu um pouco melhor como investir em marketing nas redes sociais? Conta pra gente nos comentários.