Entenda a importância de se fazer uma boa gestão de fornecedores
DúvidasO público externo de uma empresa não pode se resumir somente aos seus clientes. De fato, manter um contato saudável com o consumidor é uma necessidade para quem almeja ter destaque no mercado — afinal, o cliente é participante ativo no sucesso da organização.
Mas isso não para por aí: alinhar a relação com os fornecedores também é um ponto importante para garantir as melhores negociações. Toda a sua cadeia produtiva, suas vendas e a satisfação do consumidor dependem dos parceiros que você escolhe para a sua empresa.
A escolha dos fornecedores deve ser feita com base em muito estudo, diálogo e negociação. Quer entender como fazer isso com eficiência? Acompanhe nosso artigo e confira tudo o que você precisa saber sobre gestão de fornecedores!
1. Alinhamento de processos
Quando os departamentos e as ações da empresa estão ordenados, é muito mais fácil se organizar e trabalhar de acordo com a sua demanda. Isso te ajuda a comprar de maneira mais responsável, evitando que os consumidores sofram com a falta de estoque — fator que compromete toda a credibilidade da marca.
Para vender bem, antes é preciso comprar bem — e só é possível comprar bem quando o trabalho é feito em prol da integração de processos. Antes de tudo, é importante ter no estoque todos os produtos mais buscados pelos seus clientes.
Para saber quais são as mercadorias mais vendáveis, você tem de ficar atento ao movimento de consumo da sua clientela. Isso também uma integração de processo: é preciso juntar as informações coletadas pela equipe de vendas para otimizar suas compras feitas com os fornecedores.
2. Domínio da logística
Antes de fechar parcerias com fornecedores, é preciso conhecer todas as condições do contrato. Esteja atento, principalmente, aos prazos de entrega de cada fornecedor e ao armazenamento adequado para que a mercadoria continue em perfeito estado.
É claro que, quando um cliente vai até a sua loja atrás de um produto ou encomenda alguma mercadoria para pronta-entrega, o item tem que estar disponível imediatamente. Se o produto for mal armazenado e chegar ao cliente com defeito, também é fatal para os negócios.
Para que a venda não fique prejudicada, conhecer a logística do seu fornecedor é primordial, e isso se faz através da gestão. Sabendo dos prazos de entrega estipulados pelos parceiros, você consegue se organizar para não ficar sem determinado produto estocado.
3. Qualidade das mercadorias
Para não cair na armadilha dos preços baixos, monte uma lista de exigências que devem ser buscadas em seus parceiros. A qualidade e a agilidade na entrega dos pedidos são itens que devem ser observados com cuidado. A gestão precisa focar em escolher fornecedores que prezem por um serviço bem feito, porque isso refletirá na satisfação dos seus próprios clientes.
A qualidade e a agilidade na entrega dos pedidos aliados a preços competitivos são itens que devem ser observados com cuidado. A gestão precisa focar em escolher fornecedores que prezem por um serviço bem feito, porque isso refletirá na satisfação dos seus próprios clientes.
Conhecer o seu público-alvo, que busca por produtos de qualidade e valor agregado, auxilia na procura por fornecedores que estejam alinhados com este pensamento.
E aí, entendeu a importância dos fornecedores para a sua empresa? Conhece alguém que precisa de uma mãozinha com os negócios? Compartilhe nosso artigo nas suas redes sociais e ajude seus amigos a entender a importância da gestão de fornecedores!