Whatsapp Marketing: O que é e como fazer?
DicasO WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no mundo inteiro. E você sabia que ele pode ser utilizado como um canal rápido, barato e prático para você gerenciar seus relacionamentos comerciais no ambiente digital?
O maior diferencial do WhatsApp marketing em relação aos outros canais digitais existentes (como Facebook, Instagram, Twitter e e-mail, por exemplo) é a velocidade com que a informação chega ao seu público. Afinal, praticamente todo mundo tem um smartphone e consegue se comunicar de onde estiver!
Para ter sucesso nessa estratégia, no entanto, é essencial ficar atento a alguns fatores fundamentais. Confira agora quais são eles:
Planejamento
Assim como qualquer outra ferramenta de marketing, sua utilização deve ser totalmente planejada e possuir objetivos claros. Caso contrário, você irá realizar uma ação que não trará resultados e que será impossível de se mensurar.
Permissão
Antes de sair enviando mensagens para todos os contatos existentes ou comprar uma lista com números por aí, pare e use o bom senso. Assim como no e-mail marketing, enviar conteúdos e ofertas para quem não tem interesse e não lhe deu permissão para isso não irá gerar resultados, além de afetar negativamente a imagem da empresa.
Grupos e listas de transmissão com Whatsapp Marketing
Apesar de serem muito parecidos, eles possuem funcionamento e funções diferentes. Em um grupo, todos os participantes recebem a mensagem e é muito efetivo para difundir uma oferta, por exemplo.
Já em uma lista de transmissão, as pessoas recebem a mensagem, uma a uma, e é bastante utilizado na manutenção do relacionamento com seus clientes, permitindo personalizar mais as mensagens.
Frequência
É fundamental que prevaleça o bom senso na hora de montar uma estratégia de WhatsApp marketing.
É fundamental que você estabeleça uma frequência adequada para seu público, tomando todo o cuidado para não ser invasivo, já que o aplicativo permite uma comunicação muito mais agressiva. Recomenda-se iniciar com uma frequência mais baixa e sentir a resposta de seus clientes para, então, ajustar a frequência.
Conteúdo
Sim, é preciso elaborar conteúdo para o WhatsApp, mas preste muita atenção: o conteúdo a ser oferecido a seus clientes deve possuir relevância para eles, chamando a atenção e proporcionando fidelização para sua marca.
Outro ponto muito importante dentro do conteúdo é definir o formato a ser utilizado, uma vez que, através do aplicativo, é possível trabalhar com mensagens de texto, fotos, vídeos e GIF’s.
Mensuração
Para saber se a sua estratégia está funcionando ou não, é fundamental estabelecer no seu planejamento quais métricas serão acompanhadas ao longo da ação.
Essa mensuração deve ser realizada diversas vezes durante o desenvolvimento do WhatsApp marketing. Assim, você poderá avaliar como estão os resultados e, sempre que necessário, realizar correções para alcançar melhores resultados.
Agora que você já sabe como funciona uma estratégia de WhatsApp marketing, que tal seguir nosso perfil no Facebook, YouTube, Instagram e Pinterest? Assim, você ficará por dentro de dicas valiosas e receberá todo o nosso conteúdo em primeira mão! Nos vemos por lá!