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Como fidelizar clientes e potencializar as vendas no varejo de moda?

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A fidelização de clientes tem um papel muito importante no sucesso de qualquer empresa. Um cliente que retorna e consome seus produtos periodicamente agrega muito mais valor a seu negócio do que um cliente casual. E, indo além, é muito mais barato para o empresário investir em fidelização do que em campanhas para captar novos clientes. É preciso que o lojista conheça, no entanto, algumas estratégias para saber como fidelizar clientes e aumentar o faturamento médio de seu negócio.

Além de sair mais em conta, a fidelização de clientes estabelece uma cultura de relacionamento com o cliente que deve ser praticada constantemente por seus vendedores/colaboradores, com o intuito de oferecer uma experiência de compra diferenciada para seus futuros clientes, assim como introduzir programas de fidelidade para criar um vínculo duradouro com os consumidores que já compram em sua loja.

Como fidelizar clientes em 4 passos práticos:

1. APOSTE EM UM ATENDIMENTO DIFERENCIADO

Oferecer um atendimento de qualidade já deixou de ser um diferencial e passou a ser obrigatório para toda loja que deseja fazer sucesso. No entanto, apostar em um atendimento diferenciado pode ser um fator decisivo para a compra. É importante que o vendedor tenha em mente que todo cliente é diferente, mesmo que apresente as mesmas características entre si. Então, direcione o atendimento especificamente para determinados perfis.

Quando o cliente é atendido de forma personalizada, as chances dele voltar naquela loja para comprar mais são bem maiores porque ele sabe que lá terá uma abordagem diferente.

2. OFEREÇA BRINDES PARA CLIENTES ASSÍDUOS

É importante oferecer brindes e descontos especiais para clientes frequentes, como 10% de desconto após a compra de uma determinada quantidade de peças, ou então enviar para seu e-mail (ou residência) um catálogo exclusivo mostrando as próximas tendências da loja.

Dessa forma, você manterá o cliente informado das novidades e, se somado com um desconto bacana, com certeza esse consumidor voltará a fazer negócios mais vezes.

3. CONHEÇA AS PREFERÊNCIAS DOS SEUS CLIENTES

Para oferecer um atendimento personalizado, é necessário que o vendedor esteja atento a características pessoais de seu cliente, assim como suas preferências e o seu perfil de consumidor.

A melhor forma de coletar esses dados e traçar os melhores perfis dentro de sua loja é realizando o cadastro deles em um sistema de gerenciamento. Pode ser trabalhoso, mas dessa forma será possível identificar quem são os clientes que mais trazem dinheiro para seu negócio e direcionar estratégias de fidelização para esse grupo específico.

4. TENHA UM BOM PÓS-VENDA

O pós-venda é uma série de práticas para acompanhar e atestar a satisfação de seu cliente com o produto adquirido.

É importante que o vendedor ofereça todas as informações relacionadas ao item vendido, como prazos para trocas, quando chegará uma nova coleção, melhores formas de uso, etc.

Sua loja deve estar em contato com seus clientes não só no momento da venda, mas também recebendo feedback sobre as peças compradas, o atendimento recebido, a usabilidade dos sites e outros canais utilizados pela empresa, etc.

Seguindo esses 4 passos práticos sobre como fidelizar clientes, o lojista aprenderá a identificar seus melhores consumidores e, a partir de uma nova cultura de relacionamento, atrair mais consumidores fiéis para seu negócio.

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