Indústria de Lingerie e Moda Praia com alto padrão de qualidade e tamanhos inteligentes do 40 ao 58. Acompanhe nossos conteúdos e novidades!

Pesquisa de mercado: entenda a importância e veja 6 estratégias para começar!

Vendas pesquisa-mercado-lingerie

Um empreendedor de sucesso sabe que, para definir quais passos seguir em seu negócio, é necessário pesquisar o mercado e considerar as opiniões dos usuários. Afinal, é nessa pesquisa que o usuário ou cliente poderá expor suas preferências e dar ao empreendedor uma visão panorâmica do que ele espera da empresa.

Ainda não sabe como realizar pesquisas com o seu público? Veja agora 6 dicas infalíveis para começar!

Para que serve a pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado serve como direcionamento para tomada de decisões, seja para reverter alguma situação desfavorável, para obter resultados frente a uma incerteza ou para definir que rumo seguir com determinada estratégia, entre outros.

A pesquisa de mercado com o público-alvo pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um produto ou até de uma empresa. Ela é usada principalmente para o lançamento de produto, na abertura ou expansão de um negócio, para conhecer o perfil do cliente, conhecer a concorrência e sua estratégia, analisar o mercado, etc.

Se você está pensando em elaborar uma pesquisa, acompanhe nossas dicas!

Como fazer uma pesquisa de mercado

1. Defina claramente os critérios e propósitos da pesquisa

Antes de iniciar sua pesquisa, analise e defina:

• Quais são os objetivos da sua pesquisa?
• Como ela afetará na tomada de decisões?
• Quais são os resultados esperados?
• De que maneira esses resultados poderão beneficiar sua empresa?
• Quantas amostras serão necessárias para um parecer efetivo?

2. Elabore um questionário com todas as questões necessárias

Para um levantamento de opinião sobre determinado produto, devem ser colocadas no questionário todas as questões adequado aos seus objetivos, como:

• Como o produto é aceito;
• O que o usuário espera do produto;
• Se ele atende às suas necessidades;
• Qual é a quantidade consumida e com que frequência;
• Opinião generalizada sobre o produto.

3. Avise o entrevistado sobre a finalidade do estudo

Não se esqueça de avisar seu entrevistado que o questionário está sendo aplicado para a melhora dos produtos ou serviços oferecidos, pensando na melhor maneira de servi-lo. No início, as questões devem ser mais generalizadas e amplas. Com o decorrer da entrevista, as questões podem se tornar mais focadas em objetivos específicos.

4. Elabore uma pesquisa curta e dirigida

As pessoas costumam abandonar a pesquisa caso ela seja longa e monótona, ou caso não tenha muito a ver com seus interesses. Para que a sua pesquisa seja respondida até o fim, o ideal é que ela leve de 5 a 10 minutos. As questões devem ser relevantes e de interesse do usuário, então não fuja do assunto e não perca o foco – isso poderá mudar o resultado do estudo.

Para que o usuário não fique indeciso nas respostas, as perguntas devem ser simples e de fácil entendimento, com frases curtas e diretas, sem rodeios. Não dê voltas em torno do assunto, pois pode parecer que você menospreza o tempo do usuário.

5. Prefira questões fechadas

As perguntas do tipo Sim/Não são mais rápidas e não exigem muita análise por parte do entrevistado. Outra alternativa simples e de fácil assimilação é a escala avaliativa – aquelas perguntas com escala de 1 a 5, onde 1 é totalmente insatisfeito, 3 é indiferente e 5 é totalmente satisfeito.

Ao optar por essa escala, lembre-se de usá-la em todas as perguntas. Mudar pode confundir o usuário e, consequentemente, reduzir a veracidade das respostas. Nas perguntas abertas, o entrevistado terá oportunidade de expor melhor sua opinião, o que acontece nas pesquisas qualitativas.

6. Teste sua pesquisa com os funcionários

Os pré-testes servem para indicar como o estudo será aceito pelo usuário avaliando antes a reação dos funcionários. Se possível, busque aplicá-los com pessoas mais distantes do intuito da pesquisa: isso garantirá imparcialidade nas opiniões. O pré-teste aponta erros e distorções que podem ser corrigidos antes de serem efetivamente aplicados junto ao público.

Preparado para começar a fazer pesquisa de mercado no seu negócio? Que tal conferir mais dicas como essa para alavancar a sua empresa? Siga nossa página no Facebook e não perca nenhum conteúdo!