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Entenda a importância do atendimento personalizado ao cliente

Dicas atendimento-personalizado

Para que um negócio garanta suas vendas, o seu gestor deve entender a importância do atendimento personalizado ao cliente, repassando essa percepção à equipe de atendimento. Afinal, mais do que ser bem atendido, os clientes buscam ter suas expectativas superadas a cada negociação.

A seguir, traremos algumas dicas para ajudar você e a sua equipe nesse processo diário. Preparado para compreender os anseios do seu público e trabalhar para atender suas necessidades de forma individual e eficiente? Então acompanhe este post:

1. Cuide da primeira impressão

A máxima de que “a primeira impressão é a que fica” vale muito para o momento do atendimento. Quando o consumidor entra em sua loja, muitas expectativas são criadas, ainda que inconscientemente.

Por isso, sempre receba o público com um sorriso no rosto, com um tom de voz agradável e deixe bem claro que você e toda equipe estão ali para ajudar no que precisar.

Mas atenção: cuidado para que essa receptividade não seja entendida apenas como uma vontade de vender. Deixe claro para o cliente que ele ou ela podem ficar à vontade e levar o tempo que precisarem para avaliar os produtos, escolher e perguntar o que quiser. Você está ali para atender bem, seja qual for o desfecho.

2. Conheça os produtos que você vende

Para um bom atendimento personalizado ao cliente, é fundamental contar com uma equipe de vendedores que conheça, de fato, os produtos que vende. Entender detalhes dos produtos não só aumenta a credibilidade frente ao cliente, como também ajuda a equipe a identificar os melhores produtos para cada perfil.

Oferecer aquilo que realmente combina com o perfil do seu consumidor e atender os seus interesses também é uma excelente forma de personalizar seu atendimento.

3. Ouça antes de falar

Quando o cliente procurar por algo, tenha em mente que ouvir com paciência é fundamental. Espere que o consumidor dê todos os detalhes sobre o tipo de produto que procura antes de oferecer algo. Quando ele terminar, faça perguntas estratégicas e discretas, apenas para complementar seu raciocínio em busca do produto ideal.

Se ele diz que procura roupas de tamanho maior, por exemplo, não diga “essa vai ficar ótima em você”, a não ser que tenha certeza de que aquela peça é realmente para o cliente. Afinal, se for um presente, você poderá causar desconforto e constrangimento desnecessários que comprometerão não só a venda, mas a imagem da loja.

4. Evidencie o tratamento pessoal

Quando iniciar o atendimento, pergunte o nome do seu cliente, grave-o e use-o durante todo o processo da negociação. Fazendo isso de forma moderada, mas consistente, você impactará muito a percepção do consumidor.

Um atendimento pessoal deixa o processo mais leve e agradável. Certamente, ao ser tratado pelo nome, seu cliente se sentirá mais confiante e à vontade para fazer as compras e recorrer a você sempre que precisar.

5. Não perca o contato com seu consumidor

Mantenha um cadastro de clientes e sempre avalie como foi o atendimento no pós- venda, lembrando-se ainda de datas especiais como o aniversário ou o Dia do Cliente.

Sempre que possível, entre em contato para oferecer alguma novidade da loja que atende ao perfil do seu consumidor, ou para avisar sobre um produto procurado anteriormente que estava em falta, mas agora encontra-se disponível. Temos um post no blog com dicas de como fidelizar clientes e potencializar as vendas no varejo da moda.

Telefone, e-mail marketing e WhatsApp são algumas das ferramentas que podem ser utilizadas no processo de atendimento pós-venda. Escolha aquela que melhor atende ao seu consumidor e esteja por perto. Deixe que ele perceba que você está sempre à disposição, mas não seja insistente ou invasivo. Atue de maneira simples, delicada e em momentos estratégicos.

Gostou das dicas sobre como oferecer um atendimento personalizado ao cliente? Agora, aproveite para nos acompanhar nosso perfil no Facebook, Instagram e Pinterest e continue recebendo conteúdos relevantes para melhorar as estratégias de vendas em seu negócio. Nos vemos por lá!