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Dicas de vitrine: como atrair mais clientes para a loja com a cenografia?

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Considerando que a principal função da vitrine é convencer o cliente a entrar em sua loja, eis nossa pergunta: você dedica tempo para compor a sua vitrine estrategicamente? Para ser eficiente em vendas e otimizar este espaço com sabedoria, você precisa prestar atenção em alguns detahes importantes.

Grandes corporações de varejo têm o benefício de departamentos inteiros e orçamentos enormes dedicadas ao visual merchandising. Para os varejistas menores, no entanto, a vitrine da loja requer uma abordagem mais “faça você mesmo”.

Uma vitrine pode contribuir para potencializar suas vendas através do conceito definido, apelo visual, luzes, cores, composição e muito mais. Por isso, preparamos um guia rápido para você começar já. Boa leitura!

1. Crie um conceito

É importante planejar a aparência da sua loja antes de começar a arrumar a vitrine. Identifique os produtos novos que você deseja focar nesta temporada ou aqueles que já prometem ser os vencedores de vendas. Escolha os principais e os que podem complementá-lo.

Pense sobre a sua marca e o significado dela. Quais cores você costuma usar? Qual é a estética global da sua loja e de seus produtos? Sua vitrine é a primeira impressão de um novo cliente, por isso é importante enviar a mensagem certa, que combine com a experiência de compra que a sua marca oferece.

Use suas habilidades de design gráfico ou pegue uma caneta e papel e crie maquetes/esboços de sua loja. Isso te ajudará a ter uma ideia de como tudo ficará com antecedência. Essa estratégia é ideal para que você saiba o que está fazendo e tome as decisões corretas, especialmente com a cor.

Embora seja tentador usar cores brilhantes para se destacar, às vezes isso pode criar um “ruído” na sua comunicação visual. Em vez disso, concentre-se na utilização de tons neutros e cores mais suaves, com salpicos de tons da moda.

2. Aperfeiçoe o seu marketing indireto

Uma vez que você já tem noção de como será a aparência geral de sua vitrine, é hora de começar a colocá-la em prática. Testar e arrumar os seus produtos e outros elementos do cenários não deve ser uma tarefa menosprezada, afinal, Visual Merchandising é uma combinação de arte e ciência.

Aqui estão algumas coisas importantes para lembrar:

  • Menos é mais: sua vitrine não é a própria loja para que você tenha de mostrar tudo. Concentre-se em produtos que atraiam a atenção para que as pessoas fiquem intrigadas sobre o que você vende. Além disso, deixe algum espaço no cenário para que os clientes possam ver dentro da sua loja.
  • Ilumine o principal: sabe aquele produto mencionado lá em cima que será o queridinho das vendas? Faça dele o foco e utilize outros produtos e adereços para completá-lo. Pense no seu cliente e posicione o produto no nível do olhar.
  • Acredite, números ímpares funcionam: organize a vitrine de forma simétrica, mas ter agrupamentos ímpares realmente cria uma aparência mais dinâmica no seu cenário.

3. Adicione um toque final

Agora que a sua vitrine está configurada, é hora de torná-la melhor. Certifique-se de que os vidros estejam limpos. Uma vitrine manchada pode fazer com que produtos de excelente qualidade pareçam ruins.

Você anda em sua loja todos os dias, por isso, certifique-se de ter um momento para observar a entrada e qual impressão que ela te passa.

Outro elemento importante a considerar é a iluminação. Luz acrescenta dinamismo e emoção para qualquer espaço, noite ou dia.

Com um grande conceito, cenografia cuidadosa e a iluminação certa, você terá uma vitrine feita para se destacar. Ótimo, não é? Parece que é hora de você arregaçar as mangas e começar!

Basta lembrar, quanto mais você manter sua loja fresca, mais ela vai chamar a atenção de quem passa. Assim que você fizer esse primeiro processo, verá como é fácil atualizar a vitrine para a mudança de estações e saberá como atrair mais clientes!

Ainda tem dúvidas sobre o assunto ou dicas legais para usar a cenografia na sua loja? Deixe um comentário e conte para nós!